quinta-feira, 30 de julho de 2020

Português - 7º ano

ATIVIDADES DE REVISÃO 7º ANO


Interpretação textual


Nossa vida
    Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.
    A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.
    ─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
    ─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
    Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.
    O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.
    Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem… Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.
    Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura.
    Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.

Questões
Questão 1 – O objetivo do texto é:
(     ) divulgar algo.
(     ) noticiar um fato.
(     ) narrar uma história.

Questão 2 – Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela:
(     ) o motivo de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
(     ) a finalidade de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
(     ) a consequência de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

 Questão 3 - Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento:

(     ) de seu pai.
(     ) de sua mãe.
(     ) do capataz da fazenda

Questão 3 Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam serviços bem pesados na fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:
(     ) “roçar”
(     ) “capinar”
(     ) “carregar carrinhos de mão pesados”

Questão 4 - Agora relacione os adjuntos Adverbiais às suas respectivas classificações:
  1. Talvez seja melhor mudarmos as datas dos feriados.
  2. Ela vive para os filhos.
  3. Nós iremos ao casamento com certeza
  4. Durante todo o tempo ela se mostrou insatisfeito
Questão  5 – Na frase: “Para a realização da prova, chegamos na cidade as 18:00 do dia anterior.Essa expressão destacada se refere ao
  1. Adjunto adverbial de modo
  2. Adjunto adverbial de dúvida
  3. Adjunto adverbial de tempo
  4. Adjunto adverbial de lugar
Questão 6 – Assinale a alternativa que contem um adjunto adverbial de Negação.

  1. Gostei muito de ir aquele parque de diversões.
  2. Nunca mais irei jogar bola na casa de Antonio.
  3. Jamais comerei doce o dia inteiro denovo
  4.  Adoro suco de goiaba com mel.

Questão 7 – Explique o que é adjunto adnominal e dê 3 exemplos.Essa atividade é para fazer no caderno.


Questão 8- Substitua esses dois (2) trechos destacados abaixo por um adjunto adnominal:
  1. Um homem que sempre diz mentiras, não é digno de confiança ____________________
  2. O diretor perguntou pelas pessoas que não estavam presentes.
______________________
Agora que você já trocou o adjunto adnominal, reescreva as duas (2) frases no seu caderno.