quarta-feira, 29 de julho de 2020

História - 8º ano


ATIVIDADE DE REVISÃO – HISTÓRIA

 8º ANO

1. A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:

a) Romantismo
b) Iluminismo
c) Socialismo
d) Anarquismo
e) Niilismo

2. A Revolução Francesa estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo. Quando o movimento iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era:

a) Luís XIV
b) Luís XV
c) Luís XVI
d) Luís XVII
e) Luís XVIII

3. Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:

a) a burguesia.
b) a nobreza.
c) o clero.
d) os vassalos.
e) nenhuma das respostas acima.

4. Em 1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais:

a) uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.
b) era realizada uma assembleia em que os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para escolher novos burocratas para o país.
c) era a destituição imediata de todos os ministros da nação.
d) a convocação dos grandes representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar decisões.
e) um imposto emergencial e compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.

5.O iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, não podendo ser apontado como parte do seu ideário:


a) O combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
b) O fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.
c) O anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
d) O triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
e) O anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.

6.Entre os séculos XVI e XVIII, ocorreram diversas transformações culturais na Europa Ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações:


a) O desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo.
b) O movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
c) A Contrarreforma, expressa no Concílio de Terno, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição.
d) O Iluminismo, no século XVII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absolutista.
e) O liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riquezas da sociedade.

7.A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava:

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão
b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna
c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.
d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa
e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

8.A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.
b) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
c) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.
d) A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos.
e) A eliminação do feudalismo, suprimindo os privilégios dos senhores feudais.

9.Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?

a) Austrália.
b) Inglaterra.
c) Haiti.
d) Brasil.
e) Espanha.

10.Um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa foi o aprofundamento dos conflitos de classes, fazendo surgir novos grupos no cenário político. Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:

I. Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio aristocrático e na sociedade estamental.
II. Propiciou o retorno dos privilégios sociopolíticos do Antigo Regime, apesar de implantar medidas extremas como o terror e a violência.
III. Promoveu uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal, o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.
IV. Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

a) I e II, apenas
b) I e IV, apenas
c) III e IV, apenas
d) I, II e III, apenas
e) II e III, apenas