Escola:
Data:
Aluno:
Prof.
Atividade 7º ano de História
1. Analise a
tirinha abaixo, responda o que se pede:
|
Quem
eram os bárbaros e de que forma contribuíram
para a formação da sociedade feudal?
a) Os “bárbaros” eram os romanos que
construíram um grande império no interior da Europa que deu origem à sociedade
feudal.
b) Os “bárbaros”
eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da
população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
c) Os “bárbaros” eram
os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita,
dando origem à servidão feudal.
d) Os “bárbaros”
eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim
transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
e) Os “bárbaros”
eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a
religião na sociedade feudal.
2.
Leia as afirmações
abaixo:
01. O renascimento das cidades após as invasões bárbaras.
02. O ressurgimento do comércio de tecido.
03. A ruralização da sociedade.
04. O fortalecimento do poder do rei.
05. A descentralização do poder político entre os senhores
feudais.
Marque APENAS as opções que apresentam características importantes do Feudalismo
europeu:
a)
Estão corretas
somente 01, 02 e 03.
b)
Estão corretas
somente 02 e 04.
c)
Estão corretas
somente 03 e 05.
d)
Estão corretas
somente 03, 04 e 05.
e)
Estão corretas
somente 04 e 05.
3.
“... nunca bebe
o vinho de suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver
ganso ou galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor.
Muito feliz será aquele que puder ter seu pão preto e um pouco de sua
manteiga...”
|
Observe o trecho de uma canção popular
medieval:
Que grupo social está representado
na canção?
a) o clero.
b) a nobreza
c) a burguesia.
d) o servo.
e) o proletariado.
4. Leia
atentamente os dois trechos:
(…) o moleiro do castelo, para
moer o grão do camponês, cobra um alqueire de grão e uma certa quantidade de
farinha; no forno é preciso pagar também, e o forneiro jura que, se não tiver o
seu pagamento, o pão do camponês ficará malcozido e malvirado. Direitos
senhoriais em verso, segundo Luchaire.
La
Société française au temps de Phillipe Auguste. Isaac, J; Alba, A. In: História
Universal, Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1967.
“A Agrishow (feira de tecnologia
agrícola) está mostrando para o mundo muita máquina e tecnologia, mas não a
situação do homem do campo, uma vergonha para a sociedade” disse Elio Neves,
presidente da Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado
de São Paulo).
Folha
de S.Paulo, 5 maio 2007. Agora responda:
a)
Qual
a relação existente entre os dois textos?
b)
Como
era a situação do trabalhador rural no feudalismo, de acordo com o que você
estudou e o que foi apresentado no primeiro texto?
5.
Assinale com V(verdadeiro) e
F(falso) para as seguintes afirmações:
( ) A principal unidade produtora do sistema
feudal era o feudo.
( ) Era um sistema que predominava a
produção de bens destinada ao uso interno, ou seja, a subsistência, o que era
produzido era consumido no próprio feudo.
( ) A economia feudal era essencialmente
aberta, permitindo um grande número de intercâmbios comerciais.
( ) O poder político estava centralizado nas
mãos do rei.
( ) Cada pessoa ocupava uma posição social
rigidamente estabelecida.
( ) O poder político era descentralizado,
ficando nas mãos dos grandes proprietários de terras, ou senhores feudais.
6.
Faça a correspondência:
A
- Suseranos B
- Vassalos
( ) Pessoas que recebiam feudos de seus
protetores, tendo para com eles o dever de fidelidade.
( ) Grandes proprietários que concediam
feudos a seus protegidos.
7.
Cite as obrigações do vassalo. (
pesquisa na internet)
8.
Assinale a alternativa incorreta:
a) No contrato de
vassalagem, suseranos e vassalos tinham direitos e deveres a cumprir.
b) Um poderoso
vassalo podia ser suserano de outra pessoa.
c) A cerimônia de
homenagem consistia na declaração pública de autonomia do vassalo em relação ao
suserano.
d) A cerimônia de
investidura consistia na entrega do feudo pelo suserano ao vassalo.
9. As
imagens a seguir apresentam as três ordens da sociedade feudal. Analise-as e,
em seguida, responda ao que se pede. P. 10 e 11
a)
A
que ordem social pertenciam as pessoas retratadas na imagem 1?
b) Qual a função social que eles
exerciam?
c) A que ordem social pertenciam
os trabalhadores da imagem 2?
d) A que ordem social medieval
pertencia o homem retratado na imagem 3?
10. Leia
o texto a seguir.
Síntese da História do Vitral
Explique a importância das imagens para a
religião católica no contexto medieval.
11.
Qual a importância da igreja
católica durante a idade média?