ESCOLA NOVA INFANCIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: CRISTIANE S. FERREIRA
ALUNO (A):
_______________________________________________________
TURMA:
DATA: _____/______/_____
ATIVIDADES DE LÍNGUA
PORTUGUESA 6º ANO
Interpretação
textual
O mito
do automóvel
O
automóvel é o símbolo máximo das sociedades modernas. A demanda de automóveis
teve um aumento tão rápido que em apenas algumas décadas transformou a
indústria automobilística num dos motores de economia de mercado. Mas, isso
ocorreu porque os carros satisfazem inúmeras necessidades, anseios e fantasias
dos homens e das mulheres de hoje – em especial o sonho da liberdade de
movimentos. Qual será o futuro desse fruto de casamento do sonho com a
técnica? Não corremos talvez o risco de ver nossa liberdade de possuir um carro
vir a transformar-se em escravidão a esse carro?
“O Correio da Unesco”. Fundação Getúlio
Vargas
Agora
responda:
1- Transcreva
do texto a justificativa para o aumento da demanda de automóveis:
2- O
que o automóvel representa para as sociedades modernas?
3- Como
o automóvel se transformou num dos motores de
4- Economia
de mercado?
5- E
porque isso ocorreu?
6- No
final do texto (parte em negrito), o autor faz uma pergunta e ao mesmo tempo
uma reflexão. Releia esta parte final do texto e depois explique o que você
entendeu.
7- Dê
dois exemplos de substantivo coletivo:
8- Diga
o coletivo de:
a)
boiada:
b)
matilha:
d)
covil:
e)
viveiro:
9- Escreva
aqui três substantivos comuns.
Responda em casa questão
qual o substantivo, explicando se é substantivo comum, próprio, coletivo,
composto.
a) Beija-flor:
b) Brasília:
c) Jose
Francisco:
d) Mesa:
e) Carteira:
f) Enxame:
g) Casa:
10-
Atenção: Estudar o assunto Substantivo (Livro 6 ano-
página 28 a 33 e fazer as atividades.
Pesquisar o significado da palavra substantivo no
caderno.