sexta-feira, 3 de julho de 2020

História - 9º ano


Atividade de História 9º ano





1-  (Puc Rio -2013). Em 1914 as tensões politicas entre as principais potências europeias levaram a uma guerra que se tornou, ao longo dos anos seguintes, um dos mais trágicos momento da história da humanidade.



Em relação a primeira guerra mundial, é incorreto afirmar que



(a)  A grande guerra foi travada em duas frentes de combate e, em ambas, a perda de vidas humanas alcançou a dimensão de verdadeiros massacres.

(b)  Na guerra de 1914-1918, foram utilizadas novas tecnologias de comunicação de comunicação e transporte, proporcionando um avanço cientifico acelerado.

(c)  Por envolver grandes potências colônias, a grande guerra atingiu populações não europeia, o que deu conflito uma dimensão mundial.

(d)  Por meios dos bombardeios aéreos, relacionamento de alimentos e produtos, a  guerra envolveu, em grande escala a população civil dos países em conflito.

(e)   A grande guerra decorreu da tensão política e ideológica entre americano e soviético na disputa por áreas de influência no continente europeu.  

       

2-“A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”

(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial:



 (a) teria sido resultado dos conflitos entre as forças da antiga ordem feudal e as da nova ordem socialista, especialmente depois do triunfo da Revolução Russa.

 (b) resultou do confronto entre as forças da permanência e as forças de mudança, isto é, do escravismo decadente e do capitalismo em ascensão.

 (c) foi consequência do triunfo da indústria sobre a manufatura, o que provocou uma concorrência em nível mundial, levando ao choque das potências capitalistas imperialistas.

(d) foi produto de um momento histórico específico em que as mudanças se processavam mais lentamente do que fazem crer os historiadores que tratam a guerra como resultado do imperialismo.

e) engendrou o nazi-fascismo, pois a burguesia europeia, tendo apoiado os comunistas russos, criou o terreno propício ao surgimento e à expansão dos regimes totalitários do final do século.



3-Os países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os países participantes?



(a) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.

(b) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.

(c) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.

(d) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.

(e) A Tríplice aliança, composta pela Espanha, Portugal, suíça; e aliados composto por México e estados unidos.



4- (UFG-GO) A primeira guerra mundial foi dominada por seus contemporâneos como “grande guerra”. Essa dominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito.



(a)  A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.

(b)  A infantaria destacou-se como opção estratégica no combate ao inimigo.

(c)  Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.

(d)  As ações bélicas tiveram alcance mundial por que se desenvolveram em todos continentes

(e)  As inovações tecnológicas, utilizadas em largas escalas, ampliaram o potencial beligerante.   

                                        

5- (FUVEST-SP) as lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência.



Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretario das relações exteriores da grã-Betânia, em agosto de 1917, pode se afirmar que exprime:



(a)   A percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento é que iria envolver toda Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como o Balle Époque.

(b)   A desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre grã-Betânia e Alemanha, iria sepultar toda uma politica de esforço diplomático visando evitar o conflito.

(c)   A compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar.

(d)  A ilusão de que, apesar de tudo a guerra  que estava começando, iria por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o ultimo grande conflito armado a envolver todos os países da Europa.

(e)  A convicção de quer a guerra que acabava de começa, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a segunda guerra mundial, antes de a paz definitiva ser alcançada.   







6-  Faça a leitura do seguinte texto:

“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

a)    Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”.

     __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





7. Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:

a) os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
b) os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
c) os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
d) a Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;
e) n.d.a.


8. O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:

a) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito;
b) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro- Húngaro e Russo;
c) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia;
d) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados;
e) a dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.


9. Qual dos fatores abaixo NÃO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?

a) O Tratado de Frankfurt.
b) A crescente procura de mercados e matérias-primas.
c) A política agressiva de Bismarck.
d) A Crise Balcânica.
e) A disputa colonial.


10. Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?

a) A unificação da Alemanha.
b) A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
c) O início da industrialização da Rússia.
d) A dissolução da “Liga dos Três Imperadores”.
e) O fim do Império de Napoleão III.




Bom estudo.