domingo, 19 de julho de 2020

Geografia - 9º ano


Escola: Nova Infância
Disciplina: Geografia
Série: 9 ° ano ensino fundamental
Professora: Lilian Mascarenhas Santos
Assunto: Consumo nos espaços da globalização

 Atividade de Geografia

1°Sobre o consumo, com a expansão do(a) ____________ e consequentemente das empresas transnacionais em várias regiões do planeta, há um aumento significativo na quantidade de produtos e serviços no mercado, colocados à disposição do consumidor em vários lugares do mundo. De acordo com a informação, a respeito do consumo. Assinale alternativa correta:
a)Sistema capitalista.
b)Bens de consumo duráveis.
c)Circulação de mercadorias.
d)Cadeia produto.
 e)N.d.a.

2°)Durante grande parte do século XX, quando o consumidor comprava um produto industrializado, como uma geladeira ou um automóvel, relacionava seu uso à duração do produto, em geral por mais de uma década. Por essa razão,  essas mercadorias eram mercadorias eram chamadas ___________.Com base na informação acima, marque alternativa correta:

a)Bens de consumo não duráveis.
b)Bens de consumo duráveis.
c)Bens de consumo de produtos novos.
d)Bens de consumo duráveis intermediários.
e)N.d.a.

3°)A respeito das mudanças no poder aquisitivo que se refletiram no aumento do consumo. Dê exemplos no seu dia a dia.

4°) Apresente consequências a respeito de um  comportamento social no qual é marcado pelo consumo exagerado da compra de produtos e da utilização de serviços.

5°) O comportamento consumista indiscriminado e a distribuição desigual da renda tornam o consumo um problema social. A  respeito desse comportamento consumista, dê exemplos.Faça também uma relação do aumento do consumo levando em conta as consequências da exploração dos recursos naturais e da necessidade de reciclagem.

6º)O efeito da(o) __________, assim como as atuais facilidades de crédito na compra de variados tipos de produtos, tem levado ao consumismo. Marque alternativa correta,com base nessa informação, o efeito da(o):

a)Recursos naturais.
b)Publicidade.
c)Globalização.
d)Inovações tecnológicas.
e)Nenhuma das alternativas.