sexta-feira, 3 de julho de 2020

História - 8º ano


                                              Atividade 8º ano de história


1. (PUC-RJ) Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:
a) “O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens.”
b) “Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior.”
c) “Que os soberanos e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica.”
d) “Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)”
e) “As manufaturas produziram benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado.”


2. (Fuvest) “Um povo pode atingir o bem-estar material sem táticas subversivas se ele for dócil, trabalhador e se esforçar sempre para melhorar.”


(Dos estudos da Sociedade contra a Ignorância, de Clemont-Ferrand, França, 1869.)


Sobre o texto, é correto afirmar que exprime um ponto de vista representativo:

a) Da nobreza, que acreditava ser esse o único caminho possível para o povo melhorar sua condição.
b) Dos trabalhadores, conscientes de que somente com educação e trabalho melhorariam sua condição.
c) Da burguesia, preocupada com a questão social e com as ideias e teorias de inspiração anticapitalista.
d) Do governo francês na III República, preocupado em eliminar a pobreza e a exploração sofrida pelos trabalhadores.
e) Das autoridades municipais, sensibilizadas com a ignorância e a miséria dos trabalhadores.

3. (FGV) As ideias iluministas atingiram até mesmo alguns monarcas absolutos, que trataram de empreender reformas inspiradas pelas Luzes. Dentre os sobrenomes apontados abaixo, qual não pode ser considerado um déspota esclarecido?
a) Catarina, a Grande, da Rússia.
b) José II, da Áustria.
c) Frederico II, da Prússia.
d) Gustavo Adolfo, da Suécia.
e) Carlos III, da Espanha.

4. (PUC-MG) O iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, não podendo ser apontado como parte do seu ideário:
a) O combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
b) O fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.
c) O anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
d) O triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
e) O anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.

5. (Unaerp) Baseados no Iluminismo, particularmente no pensamento de Voltaire, os soberanos da Prússia, da Rússia, da Áustria, da Espanha e de Portugal procuraram adequar as estruturas econômicas de seus países:
a) A uma política autoritária, com medidas de caráter liberal com grande participação popular.
b) Ao capitalismo, que começava a se impor com nitidez.
c) Às ideias da ilustração, oriunda da burguesia, concretizando-as com sua efetiva participação.
d) À modernização, mediante grande desenvolvimento comercial e alto índice de urbanização.
e) A uma política modernizadora, de caráter liberal e participativo.



6. Escreva os principais pensadores do iluminismo.






7.Por que podemos entender que o resultado da Revolução Inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse a dianteira na Revolução Industrial?

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8.Pensando a Revolução Industrial como uma transformação de ordem tecnológica, destaque algumas das descobertas que contribuíram para a chamada Primeira Revolução Industrial.

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9.Tomando a formação das fábricas como contexto, explicite as condições de trabalho dos operários durante as primeiras décadas da Revolução Industrial.

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10.Em que medida a Revolução Industrial alienou o operário do valor da riqueza por ele produzida?

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