sexta-feira, 8 de maio de 2020

Português 8 ano(08/05)

ESCOLA: NOVA INFÂNCIA DATA:
PROF:
 TURMA: 8º ANO
NOME:
Leia:
O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam
pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os
mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos,
como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem
acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o
bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil.
Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos
mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não
deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de
vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a
água, os ovos eclodem e originam as larvas.
Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito
próximos de você…
O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido
sob cadeiras, mesas, armários, etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para
colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água,
barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus,
calhas de telhados… Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos
ajudar a combater o mosquito.

Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”. Disponível em:
<http://www.invivo.fiocruz.br>.

Questões
Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:
( ) a aplicação de inseticidas.
( ) o uso de raquetes elétricas.
( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

Questão 2 – No trecho “[…] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los”
retoma:
( ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.

Questão 3 – No segmento “[…] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o
papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.

Questão 4 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e
originam as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.

Questão 5 – Na oração “[…] os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo
destacado poderia ser substituído por:
( ) “surgem”.
( ) “somem”.
( ) “estouram”.

Questão 6 – Na passagem “Acredite, eles estão muito próximos de você…”, o verbo
destacado foi empregado para exprimir:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) uma ordem.

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:
“[…] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados…”

No fragmento acima, as reticências indicam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma citação incompleta.
( ) a continuação dos locais.

Questão 8 – No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o
mosquito.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.