sexta-feira, 8 de maio de 2020

Português 8 ano (08/05)

ESCOLA: NOVA INFÂNCIA DATA:
PROF:
 TURMA: 8º ANO
NOME:
Leia:
Vá às compras e salve o mundo
Finalmente, um discurso sustentável vem absolver nosso pecado favorito: o
consumismo. Entenda aqui como é possível se esbaldar nas lojas sem poluir o
ambiente. A resposta está na árvore ao seu lado.
Sabine Righetti e Karin Hueck
Não ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e nem
ouse ter filhos. Poucas coisas são tão negativas (e chatas) quanto o discurso
ecológico radical, que prega que devemos fazer de tudo para causar o menor
estrago possível ao ambiente. Não é à toa que muitos não aguentam mais ouvir falar
no assunto. Mas, finalmente uma nova proposta percebeu que fazer “menos mal” ao
planeta ainda não é o suficiente – é preciso não causar mal algum. (Afinal, gastar
menos água ainda é gastar água.) E o melhor: esse novo discurso alivia a
consciência dos ecopecadores. Com ele poderemos – não, melhor, precisaremos –
fazer compras à vontade, porque assim estaremos também salvando o planeta. Já
que empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas sempre vão querer o novo
iPod ou a TV de led, o jeito é fazer isso combinar com sustentabilidade. E como isso
seria possível? Imitando a natureza e reciclando os produtos eternamente. Parece
difícil, mas já está acontecendo – e vai exigir uma mudança de hábito comparável à
Revolução Industrial, envolvendo empresas, cidades, casas e pessoas. […]
“Superinteressante”, Edição Verde, dez. 2011, n. 286, p. 72-73.

Questões
Questão 1 – No título “Vá às compras e salve o mundo”, o uso do imperativo tem
por objetivo:
a) aconselhar
b) ordenar
c) persuadir
d) pedir

Questão 2 – O texto trata de um problema que afeta, de forma significativa, o nosso
planeta. Que problema é esse?

Questão 3 – Defina o “discurso ecológico radical” segundo o texto:

Questão 4 – Assinale a passagem que apresenta a solução, segundo o texto, para o
problema identificado na questão anterior:
a) “Não ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e nem
ouse ter filhos.”
b) “[…] fazer de tudo para causar o menor estrago possível ao ambiente.”
c) “[…] fazer “menos mal” ao planeta […]”

d) “Imitando a natureza e reciclando os produtos eternamente.”

Questão 5 – “[…] o jeito é fazer isso combinar com sustentabilidade.”. A que se
refere o pronome sublinhado?

Questão 6 – “Mas, finalmente uma nova proposta percebeu que fazer “menos mal”
ao planeta ainda não é o suficiente […]”. Esse período, por meio da conjunção
“mas”, estabelece com os anteriores uma relação de:
a) comparação
b) oposição
c) conclusão
d) causa

Questão 7 – Note que as palavras iPod e led aparecem em itálico no texto. Assinale
a justificativa para o emprego desse recurso:
a) são palavras pouco conhecidas.
b) são termos de origem estrangeira.
c) são as principais palavras do texto.
d) os termos foram escritos incorretamente.

Questão 8 – No segmento “[…] fazer compras à vontade, porque assim estaremos
também salvando o planeta.”, o termo grifado poderia ser substituído por:
a) pois
b) portanto
c) porém
d) porquanto