sexta-feira, 8 de maio de 2020

Geografia 9 ano (08/05)

Escola Nova Infância

Professor: Ravel;
Matéria: Geografia;


- Devido à situação na qual o mundo se encontra é de extrema importância que nós
tenhamos consciência de nossos deveres. Essa atividade contém os conteúdos que são
essenciais para nossa compreensão e que estavam sendo dados nesta unidade, executem
podendo utilizar o livro (capítulos 4 e 5), a internet ou o caderno de estudos (este contém
todas as respostas esquematizadas).
Lista de Exercícios de Geografia do 9o ano:

O link a seguir apresenta alguns aspectos que devem ser abordados no capítulo 3. O
trabalho, consumo e a desigualdade> https://www.youtube.com/watch?v=YcByRNOo6BU.

Responda as questões a seguir no caderno. Lembre-se do cabeçalho com as informações
necessárias para facilitar a organização e os estudos.

1) Faça um breve resumo sobre a ligação que há entre os termos trabalho consumo e
desigualdade dentro da lógica da globalização. (20 linhas).
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

- Essa etapa nós iniciaremos uma revisão sobre assuntos referentes aos
Blocos econômicos para ligarmos ao atual assunto da globalização e o
obrigará a pesquisar sobre alguns órgãos mundiais e suas
responsabilidades. Utilize pesquisas na internet caso não se recorde
desses temas, será necessária para a compreensão do próximo
conteúdo.

2) UM POUCO DOS BLOCOS ECONÔMICOS Com o fenômeno da globalização,
o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente
os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em
âmbito global. Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente,
unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência
comercial no mundo. Essa união denomina-se blocos econômicos – os quais
estreitaram as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países
que os compõem. Atualmente existem muitos blocos econômicos, formados há
décadas como a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA, Pacto Andino, Apec,
etc. Tais blocos têm se fortalecido cada vez mais, e chegam até a se relacionar
entre si. Com isso, cada país, ao se tornar integrante de um bloco econômico,
obtém mais força nas relações comerciais internacionais. Conclui-se que o
instituir de um bloco econômico apresenta pontos positivos e negativos. Como
princípio geral, um bloco, dependendo de seu grau de integração, tende a
fortalecer os países membros desse mesmo bloco, pois a limitação de fatores
de produção de um dos países membros podem ser complementada pela
abundância encontrada no outro país parceiro. Além disso, possibilita a
circulação de mercadorias, pessoas, à redução de tarifas, entre outras
vantagens. Como fatore negativo fica evidente a perda de soberania do país
que não fizer parte de um determinado grupo, sendo capaz de ser excluído do
concorrente mercado econômico-financeiro que se apresenta hoje no mundo
aumentando assim o desnível entre as economias e sociedades.

a) Explique os motivos que levaram os países a formarem os Blocos
Econômicos atuais.

______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

b) Cite o nome de 3 blocos econômicos e dê exemplos de países que os
compõem.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

c) A formação desses blocos gera vantagens ou desvantagens? Explique.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

3) Sobre as organizações internacionais resolva:

a) Organização que tem como objetivos principais a defesa da paz e da
segurança mundiais e a cooperação econômica, cultural e social entre seus
membros.
a) OMC
b) ONU
c) OMS
d) FAO

b) Organização que atua na ciência, cultura e educação, prioriza a difusão do
conhecimento, preservação das culturas e qualificação da comunicação entre
os países e entre as pessoas:

a) OIT
b) ONU
c) OMS
d) UNESCO

Sucesso
!