domingo, 23 de agosto de 2020

Filosofia/Religião - 6º ano




Atividade 6º ano de Filosofia\Religião

Ø  Fazer o resumo dos textos
Ø  Elabore 5 perguntas e responda

Os valores na família
"A família é a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade" (Diretório da pastoral familiar CNBB. Frente a esta realidade a família traz em si inúmeros valores essenciais que por nada pode ser ofuscado, tolhido ou menosprezado, pois a família não é somente lugar de crescimento pessoal, afetos e transmissão de cultura entre as gerações, mas sim uma comunidade de amor, o lugar do direito e do princípio do cuidado, da solidariedade, da partilha, da amizade, do companheirismo e do respeito e unidade.

A família é imagem de Deus do qual tem sua origem, seu modelo perfeito, motivação e fim último na comunhão de amor das três pessoas. E ao tornar-se pais, os esposos recebem de Deus o dom de uma nova responsabilidade. O seu amor paternal é chamado a tornar-se para os filhos o sinal visível do próprio amor de Deus, pois, "È de Deus qual deriva toda a paternidade no céu e na terra".

Tendo em vista que Deus constituiu o matrimônio princípio fundamental da sociedade, a família tornou-se a célula primeira e vital da mesma. É da família que saem os cidadãos e também é no seio da família que se encontra a primeira escola das virtudes sociais; conhecidas como a alma da sociedade.

A família foi sempre considerada como a primeira e fundamental expressão da natureza social do homem. "A família delineia-se, no desígnio do Criador, como lugar primário da "humanização" da pessoa, da sociedade, do berço da vida e do amor".

A família é o lugar e ao mesmo tempo o instrumento mais eficaz de humanização e de personificação da sociedade. Não obstante, em nossos tempos é possível constatarmos uma sociedade cada vez mais despersonificada, desumana e desumanizante. Observamos por exemplo: o crescimento da violência de forma assustadora, à miséria, a fome, as drogas, pornografia e tantas outras desordens que fere a essência da família.

Segundo o compêndio de doutrina social "A família, comunidade natural contribui de modo único e insubstituível para o bem da sociedade. Ela é a primeira sociedade humana, tendo em vista que ela é uma comunhão de pessoas".

A família deve estar em conexão intima com a sociedade, e esta em resposta a sua participação não deve deixar de lado o seu dever de respeitar e promover a família tendo em vista que ela constitui um valor indispensável e irrenunciável, possui direitos próprios, inalienáveis, que jamais podem ser rechaçados. Assim afirma a exortação apostólica: (...) "As autoridades públicas devem fazer o possível por assegurar todas aquelas ajudas econômicas, sociais, educativas, políticas, culturais de que têm necessidade para fazer frente, de modo humano, a todas as suas responsabilidades".

Infelizmente em nossos tempos a família célula base da sociedade sujeito de direitos e deveres tanto do Estado como de qualquer outra comunidade encontra-se muitas vezes como vítima da sociedade da lentidão das suas intervenções e das suas patentes injustiças.

A família é o lugar natural onde o amor, que é o valor essencial e a mais profunda exigência humana, se realiza e se expande; amor mútuo do homem e da mulher; amor de ambos pelos filhos, que são a síntese viva deles mesmos e a garantia de sua prolongação e sobrevivência no tempo; amor dos filhos aos pais e dos irmãos entre si.

Quando a família falha nessa função, os reflexos dessa falência podem traumatizar profundamente os seus membros e dar origem a desajustes psíquicos que repercutem em toda a sua vida, mesmo profissional e pública.

A Atividade Física e os cuidados contra o Coronavírus

Por Luiz Henrique Fernandes
18/03/2020 às 10h37 - Atualizada 18/03/2020 às 10h37
AddThis Sharing Buttons
Share to Facebook225Share to TwitterShare to WhatsAppShare to E-mailShare to Mais...130
Em tempos difíceis com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muito temos a fazer para minimizar as possibilidades de contágio da doença e seus fatores agravantes, e, para isto, a atividade física é uma ferramenta que pode auxiliar neste processo.
Os benefícios da prática de atividades físicas são inúmeros, inclusive especificamente voltados para a questão imunológica.
Com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivas o tema desperta cada vez mais interesse.
O fortalecimento do sistema imunológico pode proporcionar uma resposta mais eficiente contra diversos casos de infecção, e é também com esse propósito que a prática de atividades físicas pode atuar.
É praticamente consenso entre os estudiosos que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada como uma das melhores e mais adequadas formas de defesa do organismo a fim de que se aumente a imunidade do praticante, onde podemos observar um aumento considerável dos linfócitos, que são células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos, buscando extinguir e neutralizar células infectadas por vírus e bactérias.
O conteúdo continua após o anúncio
Em relação às melhores atividades com o intuito do aumento da imunidade, em termos de tipos de exercícios a serem realizados, o que deve ser levado em consideração é principalmente a intensidade e a duração da realização destes exercícios, pois, deve-se ser considerada uma intensidade moderada e uma duração que não seja extremamente prolongada, e para isso, a necessidade de um acompanhamento e um direcionamento feito por um profissional da área da prescrição de exercícios se faz necessária, visto que, trabalhos físicos com intensidades elevadas, onde o praticante realize exercícios muito extenuantes e prolongados podem fazer o efeito contrário, diminuindo a imunidade do organismo e facilitando a incidência de doenças por vírus e bactérias por conta do enfraquecimento do sistema imunológico.
Portanto cuide-se! Pratique atividades físicas regulares e moderadas para que seja cada vez mais difícil o seu acometimento por doenças infecciosas e para que o seu sistema imunológico esteja cada vez mais fortalecido e saudável.
A atividade física não previne o contágio do novo coronavírus, mas, deixa o seu organismo mais resistente e protegido contra outras doenças, que, podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.
E não se esqueça de lavar com freqüência as mãos e da utilização do álcool em gel! Outra atitude a ser tomada é com relação ao isolamento social, que neste momento crítico é muito importante para que a disseminação da doença seja interrompida. Evite aglomerações e saia de casa apenas pro que for imprescindível. Treine em ambientes controlados e frequentemente esterilizados. A sua saúde e a das pessoas a sua volta agradecem!