terça-feira, 28 de abril de 2020

Educação física 6, 7, 8, e 9 ano

Professor: Mateus Diogo
Turma: Todas

Atividade – Leia o Texto faça um resumo de 15 linhas e elabore 5 questões com respostas.

Esportes e atividades de aventura no contexto escolar

A definição de esporte de aventura surgiu depois de várias trocas devido a discussões
de marketing. O termo surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi
usado para designar esporte de adultos como o skydiving, surf, alpinismo,
montanhismo, pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, treeking e mountain
bike que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a
se tornar populares em pouco tempo (AURICCHIO, 2009).De acordo com Pereira e
Ambrust (2010) a palavra aventura deriva do latim “adventura”, significando “o que
está por vir”, nos remetendo ao desconhecido ou a algo imprevisível.   Conforme
Franco (2010) a Educação Física brasileira possui várias tendências, desde a
tecnicista, passando pela psicomotricidade e saúde renovada, até chegar às
tendências desenvolvimentistas, às críticas, à construtivista e aos PCNs, (Darido,
2005), entre outras possíveis, cada qual com suas vantagens e desvantagens e com
um conjunto de conhecimentos possíveis de serem discutidos no ambiente escolar. No
interior dessas tendências não é possível observar restrições quanto à inclusão dos
esportes de aventura, sendo possível mais em uma, menos em outra, mas praticável
em todas.Aplicando de forma adequada os conteúdos da educação física, em
atividades variadas, pautadas em propostas transversais, os professores podem
atender às expectativas dos alunos, oferecendo um conhecimento que irá além do
desenvolvimento de habilidades motoras (GUIMARÃES et al., 2007). Os autores ainda
relatam que o professor deve estar preparado para trabalhar de forma interdisciplinar,
deve assumir uma postura acessível a novos conhecimentos e a novas abordagens.
Esse trabalho não só favorece os alunos, mas também o próprio profissional, dando a
ele a oportunidade de ampliar e relacionar os conteúdos de sua disciplina com novos
conhecimentos. Embora os esportes de aventuras estejam recebendo uma atenção
tímida, é observado o crescente interesse das diversas áreas profissionais, e aos
poucos estão sendo inseridos ao contexto escolar e universitário como disciplinas
optativas ou eletivas.Para Franco (2010) há muitas as razões para incluirmos os
esportes de aventura na escola, dentre os quais, alinhar a Educação Física com as
propostas de preservação ambiental; expor um conteúdo pouco explorado na escola,
mas bem difundido pela mídia e presente na sociedade; tornar as aulas mais
interessantes, haja vista a situação atual das aulas de Educação Física na escola;
ampliar a possibilidade de trabalho dos cinco eixos pedagógicos preconizados pela Lei
de Diretrizes e Bases da Educação; tratar valores relacionados à Cultura Corporal de

Movimento, tais como: respeito às diferenças e limites do outro, cooperação,
desenvolvimento de diversas habilidades motoras, superação dos próprios limites