ESCOLA:
DISCIPLINA:
PROFESSORA : Christianne
ALUNO (A):
SÉRIE: TURMA:
ATIVIDADE DE REVISÃO PARA PROVA DO 7º ANO – III UNIDADE
A Folha Amassada!
Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, eu perdia a paciência à menor provocação.
Na maioria das vezes, depois desses incidentes, me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas a um amigo, depois de uma explosão de raiva. Após o ocorrido, ele me entregou uma folha de papel lisa e me disse:
— Amasse-a. Bem apertada.
Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
— Agora, deixe-a como estava antes — disse o professor.
Óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.
Então, o professor me explicou:
— O coração das pessoas é como esse papel. A dor que a ele causamos será tão difícil de apagar como esses amassados na folha.
Assim, aprendi a ser mais compreensivo e paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais… Me lembro de um antigo ditado: “Fale somente quando suas palavras puderem ser tão suaves como o silêncio.”
Seremos sempre responsáveis pelos nossos atos, nunca devemos nos esquecer disso.
Autor desconhecido.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Questão 1 – O autor do texto explique que perde a paciência:
Quando gritam com ele
Quando o chamam para sair
Quando tem que ir a escola
A menor provocação
Quando tem que estudar
Questão 2- Qual o título do texto?
__________________________________________________________
Questão 3 - O texto “A folha amassada!” é construído com base:
( ) em uma experiência pessoal.
( ) em uma pesquisa acadêmica.
( ) em uma entrevista com um profissional.
Questão 3 – Na fala “— Amasse-a. Bem apertada.”, o professor:
( ) dá uma ordem ao aluno.
( ) exprime um desejo ao aluno.
( ) faz uma recomendação ao aluno.
Questão 4 – Quando foi que ele aprendeu a ser mais compreensivo e paciente?_______________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5 – Em “Fale somente quando suas palavras puderem ser tão suaves como o silêncio.”, o termo “como” indica:
( ) um motivo.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 8 – No segmento “Seremos sempre responsáveis pelos nossos atos, nunca devemos nos esquecer disso.”, o autor do texto:
( ) cita um dado.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expõe um ensinamento.
Questão 9 – Na sua opinião que tipo e texto é esse:
Um poema
Uma fábula
Um texto jornalístico
Um texto informativo
Uma metáfora
Questão 10 – Assinale a frase em que o uso do “por que” esta errado:
Você sabe por que ela foi embora?
Por que você quer saber isso?
Essa decisão foi tomada por que?
Alguém sabe por que estamos aqui?
Questão 11 - Indique em qual frase o uso de “porque” está correto.
a) Porque você está gritando comigo?b) Vou embora porque estou muito cansada.
c) Alguém que me diga o porque de tanta confusão!
d) A Helena sabe porque foi chamada à direção?