terça-feira, 10 de novembro de 2020

Português - 7º ano

 ESCOLA:

DISCIPLINA:

PROFESSORA : Christianne 

ALUNO (A):

SÉRIE:                                             TURMA:



ATIVIDADE DE REVISÃO PARA PROVA DO 7º ANO – III UNIDADE


A Folha Amassada!

 

    Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, eu perdia a paciência à menor provocação.

    Na maioria das vezes, depois desses incidentes, me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

    Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas a um amigo, depois de uma explosão de raiva. Após o ocorrido, ele me entregou uma folha de papel lisa e me disse:

    — Amasse-a. Bem apertada.

    Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.

    — Agora, deixe-a como estava antes — disse o professor.

    Óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.

    Então, o professor me explicou:

    — O coração das pessoas é como esse papel. A dor que a ele causamos será tão difícil de apagar como esses amassados na folha.

    Assim, aprendi a ser mais compreensivo e paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.

    Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais… Me lembro de um antigo ditado: “Fale somente quando suas palavras puderem ser tão suaves como o silêncio.”

    Seremos sempre responsáveis pelos nossos atos, nunca devemos nos esquecer disso.

Autor desconhecido



INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


Questão 1 – O autor do texto explique que perde a paciência:

  1. Quando gritam com ele

  2. Quando o chamam para sair

  3. Quando tem que ir a escola

  4. A menor provocação

  5. Quando tem que estudar 

Questão 2- Qual o título do texto?

__________________________________________________________

Questão 3 - O texto “A folha amassada!” é construído com base:

(     ) em uma experiência pessoal.

(     ) em uma pesquisa acadêmica.

(     ) em uma entrevista com um profissional.

Questão 3 – Na fala “— Amasse-a. Bem apertada.”, o professor:

(     ) dá uma ordem ao aluno.

(     ) exprime um desejo ao aluno.

(     ) faz uma recomendação ao aluno.

Questão 4 – Quando foi que ele aprendeu a ser mais compreensivo e  paciente?_______________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 5 – Em “Fale somente quando suas palavras puderem ser tão suaves como o silêncio.”, o termo “como” indica:

(     ) um motivo.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

Questão 8 – No segmento “Seremos sempre responsáveis pelos nossos atos, nunca devemos nos esquecer disso.”, o autor do texto:

 

(     ) cita um dado.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expõe um ensinamento.

 Questão 9 – Na sua opinião que tipo e texto é esse:

  1. Um poema

  2. Uma fábula

  3. Um texto jornalístico

  4. Um texto informativo

  5. Uma metáfora

Questão 10 – Assinale a frase em que o uso do “por que” esta errado:

  1. Você sabe por que ela foi embora?

  2. Por que você quer saber isso?

  3.  Essa decisão foi tomada por que?

  4. Alguém sabe por que estamos aqui? 

Questão 11 -  Indique em qual frase o uso de “porque” está correto.

a) Porque você está gritando comigo?
b) Vou embora porque estou muito cansada.
c) Alguém que me diga o porque de tanta confusão!
d) A Helena sabe porque foi chamada à direção?