segunda-feira, 14 de setembro de 2020

História - 8º ano

 Atividade de História 8º ano


Responda as questões.

1.A Companhia de Jesus exerceu durante quase todo o período colonial um importante papel na atuação conjunta à Coroa Portuguesa no processo de colonização brasileira. Controlou a educação no período e realizou a assimilação de algumas tribos indígenas à nova sociedade que estava se constituindo. Porém, em decorrência dos ideais iluministas e da influência que exercia sobre alguns governantes do século XVIII, a Companhia de Jesus foi suprimida dos territórios portugueses:

  1. pelo Padre Antônio Vieira.

  2. pela Rainha Maria I.

  3. por d. João IV.

  4. pelo Marquês de Pombal.

  5. pelo papa Clemente XIV.


2.A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola no século XVI, que exerceu forte influência em diversas áreas coloniais controladas por europeus entre os séculos XVI e XVIII. Apesar de ter sido uma ordem religiosa muito próxima aos clérigos poderosos do Vaticano, somente no século XXI conseguiu fazer com que um de seus membros se tornasse papa.

Qual foi esse papa?

  1. João Paulo II.

  2. Bento XVI.

  3. Francisco I.

  4. João XXIII

  5. Pio XII.


3.A Ordem Jesuíta foi claramente inspirada em sua forma de organização nas estruturas militares da Idade Moderna. Inclusive seu fundador foi um militar ferido em combate, cujo nome era:

  1. José de Anchieta

  2. Manoel da Nóbrega

  3. António Vieira

  4. Inácio de Loyola

  5. Marquês de Pombal


4. Uma das medidas mais polêmicas tomadas por Marquês de Pombal, enquanto secretário de Estado em Portugal, foi o de aumentar alguns impostos que eram cobrados na maior colônia portuguesa – o Brasil. Esses impostos foram utilizados para realizar a reconstrução de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755. Uma das consequências dos aumentos de impostos tomados por Pombal foi a

a) Inconfidência Mineira.

b) Inconfidência Baiana.

c) Revolução Praieira.

d) Confederação do Equador.

e) Revolução Pernambucana.


5 O Marquês de Pombal realizou uma série de reformas em Portugal as quais afetaram o Brasil. As medidas tomadas por Pombal foram incluídas pelos historiadores em um movimento político conhecido como

a) absolutismo.

b) anarquismo.

c) despotismo esclarecido.

d) liberalismo.

e) feudalismo.


6. Marquês de Pombal foi o secretário de Estado de Portugal, entre 1750 e 1777, e acumulou inúmeros inimigos por conta das suas decisões polêmicas. Entre as alternativas abaixo, qual delas não se passou durante a gestão de Pombal?

a) Processo e execução dos Távora.

b) Reconstrução de Lisboa.

c) Expulsão dos Jesuítas.

d) Proibição da escravização de indígenas.

e) Processo e condenação dos envolvidos na Inconfidência Mineira.


7. As reformas pombalinas, no período colonial, foram um conjunto de medidas decretadas pelo governo português, que, entre outras mudanças, acarretaram a

a) fundação das companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais, para incrementar a exploração colonial e as trocas comerciais.

b) proibição da instalação de manufaturas, a fim de revitalizar o Pacto Colonial e reforçar o poder português sobre a colônia, em plena atividade mineradora.

c) expulsão da Companhia de Jesus do território colonial brasileiro, sob acusações de conspiração, e o confisco de seus bens pelo Estado.

d) centralização do poder sobre a colônia pela Coroa portuguesa mediante a extinção de órgãos administrativos e de cargos importantes, como o de vice-rei.

e) flexibilização da cobrança de impostos em troca de maior apoio político da elite colonial, a fim de evitar o contrabando e a sonegação fiscal.


8. As reformas pombalinas propuseram, em relação ao Brasil:

a) a expulsão dos mercenários e o afrouxamento das práticas mercantilistas.

b) a expulsão dos jesuítas e uma política de liberdade do indígena.

c) a criação de um sistema de intendências e a for-mação de companhias privilegiadas.

d) a subordinação da Igreja ao Estado e a permissão para o surgimento da imprensa.

e) o fomento às atividades manufatureiras na colônia e o combate aos espanhóis no sul.


9 Não foi espírito evangélico que armou de mosquetes 80 ou 100 mil índios e erigiu um poder intermediário do rio da Prata ao Amazonas, que um dia poderá ser fatal às potências dominantes da América do Sul.

Duque Silva Tarouca, 1758

 

O texto:

a) alerta para o perigo representado pela atuação dos jesuítas.

b) critica o uso da violência para desarmar os índios.

c) elogia a ocupação de todos os territórios indígenas.

d) denuncia a ação política das potências protestantes.

e) defende a política religiosa das potências ibéricas.


10 Dentre as principais medidas tomadas pelo marquês de Pombal com relação à colonização do Brasil, pode-se assinalar corretamente:


a) permissão para a criação de manufaturas e indústrias no Brasil, liberalização dos impostos alfandegários sobre os produtos brasileiros e maior controle sobre as atividades religiosas.

b) criação de companhias de comércio, expulsão dos jesuítas e maior pressão fiscal sobre as áreas produtoras de ouro.

c) transferência da capital da colônia do Rio de Janeiro para Salvador, expulsão da Companhia de Jesus dos territórios portugueses e criação de mesas de negociação de impostos com os produtores de ouro.

d) extinção dos monopólios comerciais estatais, assinatura de acordos com a Igreja sobre a ação dos jesuítas e transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.

.